quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O que é, como funciona e quando é indicada a Drenagem linfática!!!


Antes é importante saber o que é o sistema linfático. Além de um sistema de vasos sanguíneos o nosso corpo possui um sistema de vasos linfáticos e isso funciona da seguinte forma: uma parte do plasma (a parte líquida do sangue) que chega nos capilares (os vasos sangüíneos mais finos) transborda entre as células dos órgãos, músculos e outros tecidos. A esse líquido, que é chamado de  líquido intersticial, juntam-se as toxinas liberadas pelas células formando a linfa, que vai então ser absorvida nos vasos linfáticos. Os vasos linfáticos vão ficando cada vez mais grossos (assim como as veias) até desembocarem na veia cava e entrarem no coração, voltando assim à circulação sanguínea. Do coração, o sangue vai para todos os órgãos inclusive os rins, onde é filtrado e formada a urina, que será eliminada. Também viajam pelos vasos linfáticos, além das toxinas, os microorganismos que causam doenças, como vírus e bactérias. Por esse motivo a natureza colocou no sistema linfático uma espécie filtros: os linfonodos. Nessas filtros ficam concentradas as células de defesa do organismo, que param e combatem os agentes que causam doenças ou mesmo células cancerígenas nocivas ao organismo.
O líquido pode se acumular por diversos motivos por exemplo a quantidade de sangue pode aumentar (como ocorre na gravidez) e mais líquido transbordar para os tecidos, ou pode haver uma maior produção de líquido local o que ocorre nos inchaços causados por inflamação.

O trabalho da drenagem linfática é de drenar esse líquido que está acumulado entre as células para os vasos linfáticos podendo assim voltar para os coração. Com isso fica claro que a drenagem linfática é indicada para os casos onde há retenção de líquidos 
A drenagem linfática, que faz parte de qualquer pacote de tratamento estética, pode ser um bom coadjuvante no combate à celulite. Neste caso a drenagem linfática funciona mais como uma técnica preventiva já que ela evita que esse excesso de água cause um acúmulo no tecido gorduroso, mas ela, sozinha, não acaba com a celulite.
É importante lembrar que a drenagem não emagrece. Isso quer dizer que não se perde gordura através da drenagem. Mas se as medidas mais cheinhas são causadas por acúmulo de líquido, aí pode haver uma redução nas medidas.
            Também ajuda quando o próprio sistema linfático está comprometido em seu funcionamento. Se a circulação da linfa estiver prejudicada por algum motivo, ela se acumulará, causando o inchaço e impedindo a limpeza adequada do organismo.
             A drenagem linfática é indicada para diminuir a retenção de líquido na gestação também. Ela é considerada o melhor tratamento estético para grávidas já que a retenção de líquido aumenta muito nessa fase da vida da mulher, isso porque para dar conta do feto o volume sanguíneo da mãe aumenta entre 30% a 50% facilitando que uma parcela maior transborde nos capilares e vire inchaço.
           Se mal aplicada a drenagem linfática pode causar danos aos vasos linfáticos. Se eles rompem, mais líquido é extravasado e o problema piora, lógico. A técnica aplicada de forma muito vigorosa pode romper os vasos.
          A drenagem linfática não dói. O profissional faz pressões leves em todo o corpo para drenar esse líquido. Tem gente que acha que por isso não foi bem feita, mas é o contrário. Se você sair com manchas roxas depois de uma sessão de drenagem linfática alguma coisa está errada.
          Além de bem aplicada é importante estar alerta para as contra indicações. A primeira são infecções. Se uma pessoa está com uma infecção e recebe uma drenagem linfática essa infecção que estava localizada pode se espalhar pelo organismo, piorando o estado geral do paciente. Também se a pessoa tem suspeita de tumor, fica a drenagem não é indicada pois pode se espalhar células cancerígenas pelo corpo.

Ficam aí as dicas!!!!

Para acomanhar o site Milene Kopper Estética Facial clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário