segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Algumas informações sobre manchas de Pele.


        As manchas  são alterações na pigmentação da pele causadas pelo aumento ou diminuição na produção de melanina.
podem ser divididas em:



- Hipercrômicas que são as mais escuras
Hipocrômicas : as manchas claras
- Acrômicas:  aquelas sem cor, totalmente brancas.


     As manchas, como o melasma,  normalmente não são elimidadas mas controladas.

      A diferença entre sarda e melasma é que a primeira (manchas acastanhadas, pequenas, de caráter genético)  geralmente surgem na infância após exposição solar. Já o Melasma (mancha adquirida numa idade mais adulta ) é geralmente causado por alterações hormonais, uso de pílulas anticoncepcionais e gestação, exposição solar sem fotoproteção e tendência genética-familiar.  

       As olheiras podem ter tanto origem melânica (aumento de melanina) quanto origem vascular (aumento do número de vasos sangüíneos na região, conferindo aquela coloração arroxeada). Na maioria dos casos as olheiras possuem os 2 componentes, necessitando de tratamentos combinados


     Normalmente a luz natural, a luz de lâmpadas fluorescentes, a luz de lâmpadas incandescentes ou a luz do computador podem manchar a pele mesmo tendo pequenas concentrações de Raios UV. A Luz visível presente nestas fontes podem contribuir para o escurecimento da pele em quem tem tendência a melasma. Por isso é importante o uso de filtros físicos que protegem desse espectro de radiação. 

        Os filtros solares sempre devem ser reaplicados conforme a necessidade. Em caso de transpiração excessiva (esportes ao ar livre) reaplicar de hora em hora. Durante atividades aquáticas, reaplicar após cada mergulho.
Devemos lembrar de evitar a exposição ao sol nos horários entre 10:00h e 16:00h. Caso nao seja possível, permanecer em local coberto (barracas), utilizando roupas claras, chapéu e óculos de sol.

        Hoje em dia já existem roupas e acessórios que possuem filtro solar na composição dos tecidos, garantindo uma proteção extra.
Com estas medidas é possível garantir uma pele bonita e saudável durante todo o ano.  

       Por isso vamos abusar dos filtros solares!!!! Procurando usar sempre um filtro com fator 30 ou maior.


Fonte: Texto retirado de uma entrevista da Dra. Fernanda Sanchez Cunha - RJ


Para mais informações estetica@milenekopper.com.br

Acompanhe o site de Milene Kopper Estética Facial clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário