quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como ter uma pele sem manchas?

     Essa semana uma amiga me perguntou sobre um produto que a dermatologista dela prescreveu. A dúvida dela era se ele impedia a pele dela de ter manchas. Depois disso fiquei pensando que essa pode ser a dúvida de muita gente: "Como evitar as manchas?"

     Ter uma pele uniforme, sem marcas e manchas é desejo de todos. Mas para isto devem ser tomados os devidos cuidados para as manchas não aparecerem denunciando assim a idade e afetando nossa auto-estima.

     Hoje em dia é muito falado que o uso do filtro solar é indispensável todos os dias do ano, mas poucas pessoas tem o cuidado de repassá-lo várias vezes ao dia, como recomendado. O resultado disto é que no final do verão, a pele exposta ao sol sem proteção ficará marcada e cheia de manchas.

     Exposta ao sol a pele produz a melanina, e este pigmento sofre uma reação, deixando a pele bronzeada.
As vezes, por alguma razão, a concentração de melanina nas células não é produzida de forma homogênea, podendo ter células com maior concentração do pigmento, o que resulta em manchas variáveis em tamanho e cor.  Quando nos bronzeamos as manchas já existentes ficam mais escuras, e podem aparecer outras. Já no inverno, com o clareamento do bronzeado, as manchas ficam, por consequência, mais claras.

     Algumas pesquisas afirmam que cada pessoa já nasce com a pele pré-disposta as manchas. As células da pele já estão geneticamente programadas e aparecerão no decorrer da vida dependendo das circunstâncias, que podem ser: gravidez, exposição solar; deficiência nutricional crônica, uso de pílula anticoncepcional, disfunções hepáticas, renais, dentre outros fatores. 

     Quando a pele é demasiadamente exposta a sol, este causa um efeito crônico e cumulativo da radiação UV, levando à formação de manchas escuras (melanoses solares), principalmente na face e nas mãos, que são as regiões mais expostas.

     O que podemos concluir com tudo isto é que a prevenção ainda é a melhor alternativa para se garantir uma pele livre de manchas. Por este motivo, o uso diário de protetor solar diário, ainda que não haja exposição direta ao sol, é essencial. Se as manchas já apareceram, um especialista saberá ponderar o melhor tratamento para este tipo de problema.

    Se vc tem manchas na pele e quer saber o melhor tratamento marque sua avaliação pelo e-mail estetica@milenekopper.com.br.

Acompanhe também o site Milene Kopper Estética Facial

Nenhum comentário:

Postar um comentário